sexta-feira, 28 de maio de 2010

O que nos falta aprender


Aprendemos tantas coisas na vida.

Quando pequenos, entramos para o jardim de infância e aprendemos a colocar o quadrado no quadrado, a chave na portinha, o azul no azul. Simples assim.

Sem muito esforço passamos para o primário e aprendemos que um mais um é igual a dois. Entendemos o significado de conjunto, cidade, família, Brasil. Começam as dificuldades: Planetas, astros, fórmulas...Coisas que levaram anos e bilhões de dólares para serem descobertos nos são passados em minutos dentro de uma sala, num quadro em verde e branco, sem muita graça.
A competição, até então adormecida, reaparece nos jogos, na conquista!

Com o término do primeiro grau, vem a responsabilidade do vestibular, e com ele, as dúvidas do futuro: Trigonometria, física espacial, química orgânica. Todas as matérias começam a ter sobrenomes complicados, a história começa a se encher de detalhes e antes o que era só  Brasil, começa a possuir estados, cidades, rios e montes. Nada mais na vida é tão simples!
Com a faculdade vem as primeiras cobranças: a cobrança do primeiro emprego, do compromisso com a vida, com o estado, com o voto, com a namorada, com os futuros filhos.

Ao longo da vida aprendemos tantas coisas.

Então porque não aprendemos a ser felizes? Porque não aprendemos a olhar para o que construímos...Para a simplicidade da vida?
Nossa primeira matéria deveria ser :"COMO SER FELIZ EM 10 LIÇÕES"

 

"Lição nº 1: Esqueça as coisas ruins...escreva 100 vezes a frase e repita em voz alta...vamos lá alunos..."

 

Que coisa boba...Esquecer as coisas ruins. Mas pare para pensar: se tivéssemos praticado isso na escola desde os 08 anos, hoje seríamos mestres em atropelarmos mágoas e ressentimentos...medos e inseguranças.
Esquecer de tudo que é ruim é só a primeira lição de muitas que nem sonhamos existir.

 

Enquanto isso não acontece, vamos sendo auto-didatas na busca de um pouco de paz, na esperança de que um dia o que existe dentro de nós seja tão importante quanto aquilo que possuímos dentro do nosso bolso.

2 comentários:

  1. Olá Eliane Raye, retribuindo a visita, adorei seus textos, espero que você entre em nossa antologia de Frankfurt,to te seguindo...bjs!

    ResponderExcluir
  2. Digo sempre que sou um eterno aprendiz!
    A vida hoje em dia, não nos permite aposentar os livros. Muito pelo contrário!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...