sábado, 28 de janeiro de 2012

12 Exercícios para melhorar seus Diálogos



O diálogo é um dos mais difíceis aspectos para desenvolver em uma escrita de qualidade. Há diversos pequenos erros que você deve tentar evitar, tais como:


Linguagem robótica
Diálogos que não soam como uma fala natural não prendem a atenção do leitor. Ao ler, você deseja entrar na história, fazer parte dela!


Preenchimento
Diálogos que não adicionam nada na cena e não contribuem para um melhor entendimento dos caracteres são apenas “encheção de linguiça”. O seu leitor não tem tempo a perder.


Exposição Demasiada
Novamente a encheção de linguiça. Gente, não pense que seu leitor é burro! Se Maria falou que vai à feira, ela não precisa dizer novamente: “À feira eu vou”.


Nomeação
Não abuse escrevendo repetidamente os nomes dos interlocutores.


Uso excessivo de “Modificadores”
Modificadores de diálogo são elementos que influenciam no ato de falar dos interlocutores, tais como: gritou, exclamou, chorou, sussurrou, gaguejou, opinou, insinuou e milhares de outros. Eles podem ser muito úteis às vezes, mas são freqüentemente utilizados como ponto de crítica para um diálogo mal elaborado.






Exercícios: Aqui vão alguns exercícios que podem ajudar você a melhorar suas técnicas de escrita de diálogos:



1- Escreva coisas que você fala ao longo do dia. Examine seu próprio padrão de diálogo. Você não precisa pegar cada palavra, mas você pode descobrir que fala muito menos do que pensa e que suas declarações são extremamente curtas. Talvez você descubra também que raramente fala frases completas.



2- Encontre um lugar qualquer, como um restaurante, um bar, ou um shopping e escreva alguns tópicos sobre coisas que ouve. Não tente lembrar conversas inteiras, apenas siga em frente e com uma breve mudança de contexto, vá para o próximo “alvo”. Se estiver preocupado em parecer suspeito, use seu palmtop ou aparelho de celular, eles fazem com que pareça que você está trabalhando ou jogando aquele joguinho legal, não espionando.



3- Teste respostas de uma mesma pergunta. Pense em uma pergunta que requer ao menos um pouco de reflexão e questione várias pessoas diferentes. Compare suas respostas. Lembre-se de que seu foco são as palavras. Escreva-as assim que puder.



4- Grave alguns programas de TV como noticiários, talkshows, comerciais, jogos de futebol etc. Transcreva os diálogos utilizando os nomes das pessoas. Se você não souber os nomes, use apenas descrições como “o anunciante” ou “a mulher de cabelo vermelho”. Compare diálogos entre programas de ficção e não-ficção que você gravou. Procure por expressões de boas vindas, descrições, vícios verbais (tais como, “você sabe”, “uhhhh”, “bem” etc.). Compare como esses diálogos mudam conforme o tipo de programa.



5- Reescreva os diálogos dos programas que o exercício 4 propõe, tentando recriá-los tão precisamente quanto possível. Note como pode ser fácil ou difícil recriar o programa inteiro e também como pode ser fácil ou difícil o entendimento para quem está lendo. Finalmente, reescreva-os eliminando qualquer parte que possa ser irrelevante. Perceba, após isso, quais os pontos que foram melhorados e como a leitura ficou mais fácil.



6- Novamente usando o exercício 4, reescreva os diálogos acrescentando tudo que for possível. Mude a cena, mude o propósito das pessoas que falam, mude o tom etc. Veja como pode ser fácil ou difícil usar as mesmas palavras para falar em tons diferentes.



7- Escreva um diálogo para uma cena sem usar nenhum modificador. Apenas escreva uma conversa que flui naturalmente. Após o término, adicione descrições narrativas, mas nada de modificadores como “falou”, “gritou”ou “ordenou”. Ao invés disso, tente trabalhar o diálogo dentro da ação, numa progressão lógica de declarações. Finalmente, adicione alguns modificadores que sejam absolutamente necessários, mas mantenha-os o mais simples possíveis com expressões como “disse”, “contou”, ou “perguntou”. Repetindo, use-os apenas caso não tenha outra opção. Compare-os então, com antigos diálogos que você tenha escrito e veja o que você gostou ou não em relação às mudanças.



8- Escreva uma cena onde uma pessoa conte a outra uma história. Tenha certeza em estar escrevendo um diálogo e não uma narrativa em primeira pessoa. Identifique claramente que uma pessoa está contando e outra está ouvindo, fazendo perguntas ou comentários. O propósito deste exercício não é a história que está sendo contada, mas sim as reações da pessoa que está ouvindo (em forma de diálogo escrito, evidentemente).



9- Escreva uma cena onde uma pessoa esteja ouvindo a outras duas argumentando ou discutindo. Por exemplo, uma criança ouvindo seus pais falando sobre dinheiro. Use este “terceiro personagem” para narrar o que está acontecendo, ele sequer precisa entender os argumentos completamente.



10- Escreva um diálogo entre dois mentirosos. Dê a tudo que eles falarem um duplo ou triplo sentido, mas nunca diga, em qualquer parte da narrativa, que eles estão mentindo. Depois, peça para alguém ler seu texto e perceba suas reações. É uma forma de verificar se seu diálogo causa entendimento imediato.



11- Escreva uma conversa em que ninguém diga mais de 3 palavras por linha. Novamente, nada de modificadores para explicar o que se passa através da narração. Use a narração apenas para descrever ou melhorar a cena, não para explicar o diálogo.



12- Escreva uma cena onde muitas pessoas estejam falando. Esta habilidade é uma característica dos mestres do diálogo, já que é muito difícil manter muitos personagens engajados em uma conversa de forma a manter o leitor consciente do que está acontecendo e das idéias e interesses de cada um dos interlocutores. Veja quantos personagens você consegue ir acrescentando, até que seja impossível entender o que está acontecendo.


Fonte: Writer’s Resource Center (Livre tradução e adaptação)

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Mensagem da Semana: A vida é muito para ser insignificante


“Já perdoei erros quase imperdoáveis,
tentei substituir pessoas insubstituíveis
e esquecer pessoas inesquecíveis.

Já fiz coisas por impulso,
já me decepcionei com pessoas 
que eu nunca pensei que iriam me decepcionar,
mas também já decepcionei alguém.

Já abracei pra proteger,
já dei risada quando não podia,
fiz amigos eternos,
e amigos que eu nunca mais vi.

Amei e fui amado,
mas também já fui rejeitado,
fui amado e não amei.

Já gritei e pulei de tanta felicidade,
já vivi de amor e fiz juras eternas,
e quebrei a cara muitas vezes!

Já chorei ouvindo música e vendo fotos,
já liguei só para escutar uma voz,
me apaixonei por um sorriso,
já pensei que fosse morrer de tanta saudade
e tive medo de perder alguém especial (e acabei perdendo).

Mas vivi!
E ainda vivo!
Não passo pela vida.
E você também não deveria passar!

Viva!!

Bom mesmo é ir à luta com determinação,
abraçar a vida com paixão,
perder com classe
e vencer com ousadia,
porque o mundo pertence a quem se atreve
e a vida é muito para ser insignificante.”


terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Resenha de "O Portal" por Adriana Brazil


Em 2011 tive o imenso prazer de conhecer a querida Adriana Brazil, autora dos romances "Outono de Sonhos" e do mais novo sucesso "Além dos Sonhos" (Que capa é aquela? Amei!). Trocamos nossos livros e fui presenteada com essa resenha maravilhosa em seu blog. Que honra!

Beijos, Adriana! Sucesso!

"Fui completamente capturada pela história e não consegui parar de ler! As doses de romance que a autora colocou é na medida certa para encantar os leitores.

"Leonardo retribuiu o abraço e, por mais incrível que pudesse parecer, sentiu paz em seus braços, naquele lugar perto do céu". Pg171

Um livro surpreendente que me fez lembrar e muito aquele filme A lenda do Tesouro Perdido, com Nicholas Cage, no qual sou fã.

Quero parabenizar a autora por ter escrito um livro tão lindo, que de verdade, me encantou."

Mensagem da Semana: Querer


"Dias de calmaria, noites de ardentia, dedos no leme e olhos no horizonte, descobri a alegria de transformar distâncias em tempo. Um tempo em que aprendi a entender as coisas do mar, a conversar com as grandes ondas e não discutir com o mal tempo. A transformar o medo em respeito, o respeito em confiança. Descobri como é bom chegar quando se tem paciência. E para se chegar, onde quer que seja, aprendi que não é preciso dominar a força, mas a razão. É preciso antes de mais nada, querer."

Amir Klink

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Resenha de "O Portal" no Paraíso da Leitura de Gislaine Motti


"Esse livro é simplesmente fantástico. Foi pra minha prateleira de favoritos e olha que isso é uma coisa bem rara de se acontecer! Erros de gramatica, concordância e digitação? Quase nulos. E o que ocorreram foram tão insignificantes que não atrapalharam em nada o ritmo da história. Estou encantada com a história que a Eliane contou e também com o ponto de vista que ela defende. A idéia de que por mais que tentemos mudar nosso passado nada irá alterar o futuro, sempre iremos parar no mesmo lugar... É pertubador, mas faz sentido."



terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Concurso Literário de Contos Psicológicos



Feliz Ano Novo! E com ele, que venham muitos sonhos realizados e muita paz!

Começamos bem o ano com um concurso de contos que premiará em R$ 5.000,00 o primeiro colocado! Mãos à obra e boa sorte!

Aqui vão as regras:
Concurso Literário “Prêmio John Barroso” de Contos Psicológicos  em Língua Portuguesa


Do Realizador

O Concurso Literário “Prêmio John Barroso” de Contos Psicológicos em Língua Portuguesa, é realizado e coordenado pela Editora Tecido Verbal que se responsabiliza por todas as despesas decorrentes deste certame, sobretudo do pagamento da premiação dos vencedores, em todo território nacional ou de brasileiros que residam no exterior, e portugueses, residentes ou não neste País.

Em respeito ao ESTATUTO DA IGUALDADE BRASIL-PORTUGAL que diz "os brasileiros em Portugal e os portugueses no Brasil gozam de igualdade de direitos e deveres com os respectivos nacionais, sem que com isso percam a nacionalidade originária", e considerando o caráter eminentemente cultural da lingua portuguesa, os portugueses poderão participar deste concurso, residentes ou não no país. (ADITAMENTO 1: Alteração feita em 03/12/2012)


Este Concurso tem caráter exclusivamente cultural e foi criado para divulgar e premiar talentosos contistas, consagrados ou não, além de homenagear o escritor John Barroso, autor-revelação como contista psicológico no ano de 2010. Sua breve biografia segue como anexo deste edital.


Das Características dos Contos Psicológicos


O Conto psicológico é uma narrativa curta, centrada no discurso das personagens.


Das Inscrições

Somente serão aceitas inscrições feitas no período de 3 de janeiro a 30 de abril de 2012, via correio, sendo considerada a data de postagem.

Os participantes poderão concorrer com quantos contos quiserem, desde que para cada um, obrigatoriamente, seja recolhida uma taxa de inscrição no valor de R$ 30,00 (trinta reais), a ser feita por depósito simples para a conta abaixo, respeitado o período de inscrição.

Banco do Brasil
Agência 0199-6
Conta Corrente 23.784-1
Titularidade: Sylvio C. S. Galvão

ATENÇÃO: cuidar para que no comprovante não apareça o NOME do inscrito.

Os contos deverão ser encaminhados para o endereço abaixo, respeitadas os requisitos exigidos na sequência:

Editora Tecido Verbal
Rua Tamoios, 55 – Vila Botelho
Sorocaba – SP – CEP 18044-230

Não poderá constar no envelope nenhuma citação sobre o Concurso Literário, como segurança para evitar extravios.

Os envelopes, um para cada conto, deverão ser de papel pardo áspero grande de textura grossa, etiquetado com o endereço acima. Os nomes e endereços dos remetentes devem ser obrigatoriamente “fictícios”.

Dentro do envelope grande citado acima, devem conter:


  • O conto em 3 vias digitadas em Word, papel A4, fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 12, espaçamento entre linhas e parágrafos de 1,5 pt, recuo padrão de cada parágrafo de 1,25 cm, e margens de 3 cm em todos os lados da página (acima, abaixo, lados direito e esquerdo).

  • Todos os contos enviados e em cada um deles, nas 3 vias, devem constar “Título do Conto” e no final, assinado com um PSEUDÔNIMO que não identifique a autoria.

  • Original ou cópia legível do comprovante bancário da inscrição, ressaltando que deve haver um comprovante para cada conto enviado, dentro de seus respectivos envelopes.

  • Outro envelope com as mesma características, porém de tamanho pequeno com uma folha contendo os seguintes dados:

         Pseudônimo do autor
         Nome completo do autor
         Endereço completo do autor
         Número da Identidade do autor ou outro documento oficial que a substitua
         Telefones do autor, fixo ou celular. Se for de recado, favor mencionar.
         Email do autor (obrigatoriamente).

  • Do lado de fora deste envelope menor, deve constar apenas o PSEUDÔNIMO do autor que deverá ser o mesmo registrado em seus contos. Este envelope será aberto somente no dia da divulgação e entrega dos prêmios.

OBSERVAÇÃO: Os dados fictícios do remetente não podem corresponder com os dados reais acima, nem com o pseudônimo que assina os trabalhos, sob pena de imediata desclassificação.


Dos Critérios de Julgamento

Pela ordem, serão considerados os seguintes aspectos para classificar os trabalhos inscritos:

1.Coesão e Clareza
2.Profundidade do discurso das personagens
3.Respeito às normas da Língua Portuguesa (será aceita a ortografia anterior à última reforma)
4.Propriedade vocabular do autor. (estilo, coloquialidade, verossimilhança, criatividade, trama, licensiosidade literária, enfim, serão permitidos e apreciados, podendo ser pontos favoráveis, ainda que a forma fuja liminarmente da norma culta)


Da Premiação

Serão premiados os três contos considerados os melhores por uma comissão criada pela Editora Tecido Verbal que se reserva no direito de não divulgar os nomes de seus integrantes, ou fazê-lo apenas após a premiação, a critério da Editora. Este cuidado preserva a isenção e a insuspeição dos membros julgadores. Esta cláusula não se aplica ao presidente da comissão que assina e se responsabiliza por este edital, mas que não terá direito a voto nos julgamentos.

Nenhum membro da Comissão ou colaboradores da Editora Tecido Verbal poderá participar do certame. Reconhecido qualquer ato de suspeição das pessoas envolvidas no certame, seja na sessão julgadora ou organizadora, seus membros serão substituídos imediatamente e anulados seus atos, enquanto novos julgadores sejam convidados.

O resultado final e a premiação será realizada no dia 31 de março de 2012, no município de Sorocaba, em local e horário a serem confirmados após o encerramento das inscrições e divulgados amplamente em todas as mídias interessadas, assim como no site da Editora Tecido Verbal.


Dos prêmios

Ao primeiro colocado será entregue o valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) em moeda corrente no país, livre de impostos.

Ao segundo colocado, será entregue o valor de R$ 3.000,00 (três mil reais) em moeda corrente no país, livre de impostos.

Ao terceiro colocado será entregue o valor de R$ 1.000,00 (hum mil reais) em moeda corrente no país, livre de impostos.

Estando presentes no vento de premiação, os vencedores receberão seus prêmios no ato; não estando, serão avisados por email ou fone, além de divulgação pela mídia, para escolherem a forma de recebimento. Os vencedores não presentes ao evento de premiação e que optem em recebê-los pessoalmente na sede da Editora Tecido Verbal, será honrado com uma viagem agendada a Sorocaba com todas as despesas pagas, de transporte, alimentação e hospedagem por um dia, sem direito a acompanhante, onde poderá ser entrevistado pela imprensa local e ter seu feito divulgado em várias mídias.

Os trabalhos inscritos deverão, obrigatoriamente, ser inéditos, nunca antes publicados por nenhum meio impresso ou eletrônico até a data da entrega dos prêmios, independente do autor ser consagrado ou não no meio editorial. A pré-publicação ou divulgação dos trabalhos em qualquer etapa do concurso, desclassifica a obra imediatamente, sem prejuízo de outros contos do mesmo autor que não tiverem sido publicados antes. Estes permanecerão na concorrência.

OBSERVAÇÃO: Não será possível um mesmo concorrente receber mais de um prêmio. Se no ato da revelação dos vencedores ocorrer tal fato, o vencedor recebe um dos prêmios e seus demais trabalhos dignos da premiação receberão Menção Honrosa pelo feito.

Qualquer eventual empate será decidido observada a data e hora da inscrição mais antiga constante no comprovante anexado aos trabalhos enviados.

As taxas de inscrição e os originais enviados não serão devolvidos sob nenhuma hipótese, salvo por questões legais e de entendimento favorável da comissão organizadora.

A Editora Tecido Verbal fica impedida de fazer qualquer menção ou publicação das obras recebidas, sem autorização prévia e expressa dos autores.



O efetuamento da inscrição consolida a ciência e concordância dos participantes de todas os itens deste edital.

Para quaisquer eventualidades, fica eleita a Câmara Arbitral de Sorocaba para dirimir as eventuais questões.


Sorocaba, 2 de janeiro de 2012


Sylvio C. S. Galvão
Editora Tecido Verbal
Presidente da Comissão Organizadora
editoratecidoverbal@hotmail.com


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...